Projeto que nomeia Rua Lourival Pechir é aprovado na Câmara Municipal de T.Otoni

Notícias da região

Projeto que nomeia Rua Lourival Pechir é aprovado na Câmara Municipal de T.Otoni

10:12 | 15 de November

 

A  Câmara Municipal de Teófilo Otoni aprovou  na reunião do dia 7 de novembro último, por unanimidade, o Projeto de Lei  n° 116/2022 de autoria do vereador Sérgio Marcos Franca Cardoso, o “Serginho da Agropecuária,” que homenageia o radialista e fundador da Rádio Teófilo Otoni, Lourival Pechir, dando seu nome a um logradouro público da cidade.  A  rua fica localizada no  Bairro Santa Clara, onde será instalado o Distrito Industrial do município.

Serginho justificou o projeto dizendo que  foi uma  forma de  homenagear aquele que trouxe a comunicação para Téofilo Otoni e que tanto lutou  pelo seu desenvolvimento e progresso.

“ Resolvemos homenageá-lo colocando seu nome   em um local que vai ser o maior centro de desenvolvimento que é o Distrito Industrial. Mais justo do que nunca em se tratando de uma pessoa que, além de trazer a comunicação para Teófilo Otoni, lutou incansavelmente pelo desenvolvimento da nossa cidade. Então pra mim é um prazer e um motivo de muito orgulho homenageá-lo,” disse o vereador.

Segundo Serginho, o  projeto foi encaminhado para sanção do prefeito Daniel Sucupira(PT) e dentro de 30 a 40 dias a placa dando  o nome de Lourival Pechir à rua já estará afixada no local.

 

Lourival Pechir

A Rádio Teófilo Otoni foi fundada por Lourival Pechir em 19 de janeiro de 1964  e assim  Lourival Pechir se tornou  o  pioneiro   da  radiodifusão em Teófilo Otoni  e região. Membro da Colônia Libanesa, ele foi  um dos  homens mais importantes no processo de estruturação  e progresso  da cidade. Entre os inúmeros benefícios conquistados para o município está a vinda do Corpo de Bombeiros , a reinvindicação da criação da Banda de Música  à Polícia Militar , um dos fundadores da COTETO(antiga Companhia Telefônica de Teófilo Otoni) um dos colaboradores para implantação do frigorífico Frimusa e  canalização do Rio  Todos os Santos . Através da emissora , foi  voluntário de ações públicas sociais e um grande benemérito das entidades filantrópicas . Ao longo de sua vida profissional são incontáveis as distinções e comendas a ele conferidas com  destaques aos seus méritos dentro da radiodifusão   entre elas a Medalha da  Inconfidência concedida pelo governo de  Minas Gerais.

Lourival, faleceu no dia 11 de abril de 2004 aos 86 anos.