Temer diz que reforma ministerial será 'inevitável'

Outras notícias

Temer diz que reforma ministerial será 'inevitável'

01:07 | 10 de November

 

O presidente Michel Temer afirmou nesta quinta-feira (9) que a reforma ministerial será "inevitável", acrescentando que ele saberá o "momento certo" para fazer as mudanças no primeiro escalão do governo.

Temer deu a declaração ao ser questionado sobre o assunto, após participar de um evento no Palácio do Planalto no qual anunciou recursos para obras de infraestrutura.

"Eu saberei o tempo certo para fazer, o momento certo para fazer a reforma. É algo que, toda vez que você governa, essas reformas estão sempre em cogitação. Saberei o momento certo de fazê-la", disse o presidente nesta quinta, após ser questionado sobre a "forte pressão" de aliados para fazer a reforma ministerial.

"Reconheço que há pleitos e, como muitos ministros vão deixar os cargos, é claro que a reforma será inevitável", acrescentou Temer.

Segundo informou o colunista do G1 e da GloboNews Gerson Camarotti, líderes da base aliada passaram a condicionar a aprovação da reforma da Previdência, principal objetivo do governo para este ano, às trocas em ministérios.

O líder do PP, Arthur Lira, por exemplo, já disse que, além da reforma, outros projetos de interesse do governo também podem não ser aprovados se não houver a reforma ministerial.

Diante da fala de Lira, informou o Blog do Camarotti, Temer indicou que pode fazer a reforma já depois do feriado de 15 de novembro, Dia da Proclamação da República.

 

Reforma da Previdência

 

Sobre a reforma da Previdência Social, Temer disse nesta quinta estar "animado" porque a proposta tem o apoio dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE).

A reforma foi enviada em dezembro de 2016 e, em maio deste ano, a comissão especial que discutiu o tema aprovou a redação a ser analisada pelo plenário.

 

O objetivo do governo é aprovar a reforma no Congresso ainda neste ano, mas, diante do impasse entre o Palácio do Planalto e os parlamentares sobre o texto a ser votado no plenário, a proposta ainda patina na Câmara.

"Hoje pela manhã fizemos uma reunião com todos os líderes e com o presidente da Câmara e acho que há [chance de aprovação], desde que se explique direitinho o que é a verdadeira reforma da Previdência e a importância dela. O único objetivo da reforma é combater privilégios e preservar os mais pobres e mais vulneráveis", declarou o presidente nesta quinta.

Temer já admitiu que a reforma pode não ser aprovada "em todo o conjunto" e, por isso, o governo já articula a aprovação de um texto mais enxuto. (G1)