SRS confirma oficialmente que cepas de Manaus e Reino Unido circulam em Teófilo Otoni e região

Notícias da região

SRS confirma oficialmente que cepas de Manaus e Reino Unido circulam em Teófilo Otoni e região

12:41 | 28 de junho

 

Agora é oficial: as  novas variantes do coronavírus, identificadas no Reino Unido e em Manaus, estão circulando em Teófilo Otoni e região. A confirmação foi feita nesta segunda-feira (28) pelo Superintendente Regional de Saúde, Ivan Santana, durante uma coletiva de imprensa para detalhar o recebimento de uma nova remessa de doses das vacinas CoronaVac, AstraZeneca e Janssen. 

Segundo ele, foram coletas 38 amostras de pacientes contaminados sendo que 23% apresentaram a cepa de Manaus e 53% a do Reino Unido.

Ivan afirmou que a situação é grave na macrorregião Nordeste onde hospitais de pelo menos quatro cidades (Teófilo Otoni , Nanuque, Itaobim e Almenara), se encontram com 100% ou mais de ocupação de leitos de UTI para covid-19.

“Estamos na onda vermelha restritiva (do Minas Consciente) , desfavorável epidemiologicamente e também assistencialmente, ou seja nós estamos hoje em alerta total na nossa macrorregião, ressaltou.”

Santana informou ainda que, nos últimos três meses, março, abril e maio, foram mais de 700  mortes provocadas pela covid-19 nas 32 cidades que a SRS de Teófilo Otoni abrange  e a ocupação de quase 100% do  total de leitos disponíveis  de UTI  e 35% de leitos clínicos.

De acordo com ele, há uma reunião em curso, com representantes da Saúde de Belo Horizonte, iniciada na última sexta-feira(26), e que prosseguirá hoje, para tratar de novas medidas de combate a covid-19. Ele antecipou que , entre elas está a instalação de dez novos leitos de UTI covid-19   em Nanuque.

Vacinas

A SRS de Teófilo Otoni , que atende 32 cidades, recebeu neste fim de semana  34.749 vacinas AstraZeneca , Pfizer e pela primeira vez a da Janssen, que tem dose única.

Elas serão destinadas ao público de 60 a 64 anos, forças de segurança  e salvamento, pessoas com comorbidades , gestantes e puérpera ,pessoas com deficiência permanente, trabalhadores da educação e ensino superior, população em situação de rua , trabalhadores da Saúde que não foram vacinados , trabalhadores do transporte coletivo rodoviário,   da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos .

A distribuição para as outras cidades começou a ser feita hoje e a vacinação deverá ocorrer a partir desta quarta-feira(30) em Teófilo  Otoni, já que amanhã é feriado na cidade e hoje foi decretado ponto facultativo nas repartiçoes públicas municipais.

 

 (Foto:Reprodução)

 

 

 

Publicidade