Sede do Ministério Público Federal é inaugurada em Teófilo Otoni

Notícias da região

Sede do Ministério Público Federal é inaugurada em Teófilo Otoni

14:55 | 16 de setembro

município situado na Região Nordeste de Minas Gerais, a 452 km de Belo Horizonte.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades federais, estaduais e municipais. Em seu pronunciamento, o procurador-chefe da PRMG, Adailton Ramos do Nascimento, falou sobre o processo de interiorização da Justiça Federal e de como foram vencidas, uma a uma, as etapas de implantação da unidade.


A subseção judiciária federal foi instalada no município, que é um dos maiores produtores de pedras preciosas do mundo, em janeiro de 2011, mas somente em 27/03/2012, o Conselho Superior do MPF deliberou pela criação da PRM.


A unidade iniciou oficialmente suas atividades em agosto do ano passado, em duas salas cedidas pela Justiça Federal, onde ficou até serem concluídas as obras de adequação do imóvel que iria sediá-la.

O primeiro procurador nomeado para comandar a PRM de Teófilo Otoni foi Thiago dos Santos Luz. Após sua remoção, a pedido, para São João del-Rei, assumiu Bruno de Almeida Ferraz, e, em seguida, José Lucas Perroni Kalil.


José Lucas Kalil é natural de São Carlos/SP. Formado em Direito pela USP, ingressou no MPF em setembro de 2006. Atuou no Rio Grande do Sul, Acre e nas Procuradorias da República em Pouso Alegre e Paracatu, em Minas Gerais, antes de assumir a Procuradoria de Teófilo Otoni. Durante a solenidade, José Lucas Kalil lembrou que o papel do Ministério Público "é melhorar o mundo". "Fôssemos uma sociedade perfeita, onde todos seguíssemos as leis, o Ministério Público não existiria", disse.


A área de atribuição da PRM-Teófilo Otoni compreende 62 municípios do Vale do Jequitinhonha e do Mucuri, uma das regiões mais pobres e carentes do país. A população da região é de mais de um milhão de habitantes. Improbidade administrativa, questões indígenas, fraudes previdenciárias e mineração ilegal estão entre as matérias mais recorrentes.



Endereço: Rua João Lorentz, nº 335,

Bairro São Francisco.

Telefone: (33) 3529.3600

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Ministério Público Federal em Minas Gerais

Publicidade