Programa Médico Noturno já está funcionando nos Bairros Vila Verônica e Bela Vista

Notícias da região

Programa Médico Noturno já está funcionando nos Bairros Vila Verônica e Bela Vista

10:45 | 02 de March

 

Mais um compromisso firmado pelo atual governo municipal tornou-se realidade em Teófilo Otoni. O Programa Médico Noturno, inédito na história da saúde pública do município, começou a ser implementado na Unidade Básica de Referência (UBR) Vila Verônica desde a última segunda-feira(26) e no Programa de Saúde da Família (PSF) Bela Vista, na terça-feira(27).

O programa visa oferecer à população uma opção mais prática e rápida de acesso à atendimento médico ambulatorial e não emergencial, como dores de cabeça, febre, dores de garganta e outras necessidades de saúde.

O horário de funcionamento   é de segunda à sexta-feira, das 18h às 22h.

Além de consulta com médico generalista e equipe de enfermagem, o Programa Médico Noturno dispõe também de administração de medicamentos, sala de observação e uma ambulância para transferência de paciente quando necessário.

Atender ao trabalhador

Durante o lançamento do programa nas duas unidades de saúde localizadas nas zonas norte e sul da cidade, o prefeito Daniel Sucupira ressaltou que o programa vem para atender os que mais precisam. “Historicamente, as periferias de nossa cidade muitas vezes foram esquecidas. Mas, isso mudou. Esse programa é voltado para atender aquela pessoa que trabalha o dia inteiro e não é liberada pelo patrão para se consultar ou levar o filho ao médico, o camelô que trabalhou na rua o dia inteiro a fim de garantir o sustento da família, para as pessoas que trabalham na região abrangida pelas unidades de saúde da Vila Verônica e Bela Vista, não precisando se deslocar até a UPA, onde poderá levar mais tempo para ser atendidas”, explicou o prefeito.

Contra mão da crise econômica

Para o  secretário municipal de Saúde, Tarcirlei de Brito, o programa surge na contramão da crise econômica nacional. “Apesar de todas as adversidades, vencemos. Esse programa não é da Secretaria Municipal de Saúde, não é do governo Daniel Sucupira, mas é do povo. Então o sucesso dele não depende só de nós, depende de todos que vão utilizar dos serviços oferecidos nele.”

Brito disse que o programa está aberto à sugestões da população, que pode ajudar a administração municipal a aprimorá-lo cada vez mais. “Nosso plano é conseguir a captação de mais recursos com vistas a ampliar os serviços ofertados pelo Médico Noturno e levá-lo para mais pontos da cidade”, salientou. Além disso, o secretário propôs ao Legislativo a regulamentação do programa, a fim de ter garantida sua continuidade para que a população não fique desassistida.(Com PMTO)

 

Secretário de Saúde disse que o programa pode ser aprimorado com sugestões.(Foto: Reprodução PMTO)

 

Prefeito ressaltou que o programa vem para atender os que mais precisam.(Foto: Reprodução PMTO)

 

Prefeito com a equipe da saúde e assessores. (Foto: Reprodução PMTO)