Hospital Bom Samaritano de T.Otoni é incluído no Plano de Expansão da Radioterapia

Notícias da região

Hospital Bom Samaritano de T.Otoni é incluído no Plano de Expansão da Radioterapia

12:40 | 04 de fevereiro

 

O Hospital Bom Samaritano, de Teófilo Otoni , foi incluído no Plano de Expansão da Radioterapia do Ministério da Saúde.

A unidade será contemplada com um acelerador linear e construção da Casamata - espaço destinado para a instalação do aparelho. A escolha para a inclusão veio após análise que constatou um déficit no serviço de radioterapia na região.

Com isso, o hospital receberá investimento federal de R$ 8,3 milhões. O novo equipamento garantirá o atendimento de mil pacientes por ano. Atualmente, a unidade já oferta outros cuidados no tratamento contra o câncer como, cirurgias oncológicas e sessões de quimioterapia.

Ainda neste ano, estão programadas as entregas de outros equipamentos de radioterapia. Ao todo serão entregues pelo Ministério da Saúde 140 aceleradores lineares em todo país.  

Para o ministro da Saúde, Ricardo Barros, essa medida vai ampliar o acesso da população a procedimentos oncológicos no SUS. “Estamos avançando o mais rápido possível na oferta dos serviços de radioterapia no país. Temos priorizado novas instalações com o objetivo de ter mais serviços e serviços mais próximos do cidadão”, afirmou o ministro.

Atualmente, o Brasil possui 243 aparelhos para tratamento de radioterapia na rede pública em funcionamento.

Até 2019, considerando a inclusão de novos aparelhos, substituições e habilitações, o país passará a ter 331 aceleradores lineares disponíveis para atendimento à população.(Ministério da Saúde)

 

 

 

 

Publicidade