Feira Internacional de Pedras Preciosas será aberta hoje em Teófilo Otoni

Notícias da região

Feira Internacional de Pedras Preciosas será aberta hoje em Teófilo Otoni

09:57 | 13 de agosto

 

A edição 2019 da Feira Internacional de Pedras Preciosas de Teófilo Otoni (FIPP)  começa oficialmente  nesta terça-feira(13)  no Centro de Convenções  EXPOMINAS. A abertura oficial será às 17h, mas o espaço já estará aberto ao público a partir das 10h.

O evento promovido pela GEA – Associação dos Comerciantes e Exportadores de Gemas e Joias do Brasil entra no seu 29º ano de realização e acontece até o próximo sábado(17).

A feira, maior do gênero da América Latina, reúne visitantes e expositores de todo o país e várias partes do mundo. Serão 60 estandes com mostra de todas as qualidades de gemas tanto brutas como lapidadas , espécimes de coleção,além de  joias, artesanato mineral, máquinas e equipamentos. 

Infraestrutura

A área da Expominas, com mais de 10.000 m²,  tem capacidade para oito mil visitantes por dia e estacionamento para 1200 automóveis.

A  infraestrutura  conta  com  vigilância eletrônica 24h, proteção policial para o transporte de valores partindo de hotéis e aeroporto,intérprete em inglês, japonês, alemão, espanhol, guichê com informações turísticas, restaurantes e lanchonetes. A expectativa é que nos cinco dias da feira mais de 20 mil compradores passe pelo local.

Programação

Como parte da programação da FIPP serão promovidos workshops, congressos abordando temas diversos e seminários, além de atrações culturais.

Pelo segundo ano consecutivo a FIPP promoverá o concurso de melhor lapidário. Também será realizado o Encontro Nacional da Câmara do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais(CREA) e Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas (CEGM).

 

Encontro Nacional dos Garimpeiros

 

Este ano serão 70 estandes e mais de 300 expositores na Feira da Praça Tiradentes .(Foto:Rádio Teófilo Otoni)

 

Paralelamente a FIPP acontece  também nesta terça-feira(13) o 10º Encontro Nacional dos Garimpeiros, organizado pela Associação dos Corretores e Comerciantes de Pedras Preciosas (ACCOMPEDRAS) e Sindicato Nacional do Garimpeiros. A abertura será às 11h na Praça Tiradentes, Centro de Teófilo Otoni.

Este ano 70 estandes e mais de 300 expositores disponibilizarão artesanatos em pedras preciosas e semi preciosas e produtos de garimpo.

 

Capital Mundial das Pedras Preciosas

 

Resultado de imagem para teofilo otoni capital mundial das pedras preciosas

 

Localizada na maior área peptídica do planeta, não por acaso, Teófilo Otoni é conhecida como a Capital Mundial das Pedras Preciosas.

Por conta das variedade de gemas, minerais e joias e , pela produção local , a cidade dispõe um comércio rico em exportação e movimentação local , sobretudo , graças ao setor de lapidação , reconhecido como o maior centro em qualidade do mundo, ficando atrás apenas da Alemanha.

 

 

Publicidade