Feira Internacional de Pedras Preciosas é aberta em Teófilo Otoni

Notícias da região

Feira Internacional de Pedras Preciosas é aberta em Teófilo Otoni

19:42 | 17 de julho

Este ano, além dos negócios envolvendo o mercado de pedras preciosas e o artesanato mineral, a feira conta ainda com uma praça de alimentação, mostras empresariais e shows musicais com artistas da terra.

 

O Prefeito Getúlio Neiva o presidente da Gems Exporters Association (GEA) Edmilson Pereira

O Prefeito Getúlio Neiva o presidente da Gems Exporters Association (GEA) Edmilson Pereira

Em 1980, na primeira administração do prefeito Getúlio Neiva, era preciso montar um espaço onde fosse possível mostrar uma das nossas mais expressivas riquezas e dar oportunidade aos comerciantes de gemas de divulgar seu produto.

A partir de tais necessidades, a FIPP foi pensada, desenvolvida e começou a expor nossas gemas para o mundo. Hoje, após 25 anos, é considerada um dos mais significativos eventos realizados no município. A feira movimenta a economia e faz com que Teófilo Otoni tenha destaque no cenário nacional e internacional de pedras preciosas.

Assessor do Ministério de Desenvolvimento Econômico e Indústria e Comércio Carlos Flores, Secretário executivo do Conselho Nacional das ZPEs Gustavo Fontenelle e o Presidente da ACCOMPEDRAS Eduardo Cardoso, o Prefeito Getúlio Neiva, o representante do Sidcomercio Iesser Lawar e o Vice Prefeito Ilter Martins

(Da Esq. para a Dir.) Assessor do Ministério de Desenvolvimento Econômico ,Carlos Flores;secretário executivo do Conselho Nacional das ZPEs Gustavo Fontenelle; Presidente da ACCOMPEDRAS Eduardo Cardoso; Getúlio Neiva, o representante do Sidcomercio Iesser Lawar e o  vice-prefeito Ilter Martins

Hoje, considerando a região polarizada por Teófilo Otoni, 45% da população depende da produção de gemas. Somente aqui na cidade, estão instalados 250 pequenas empresas de comercialização e centenas de pequenas lapidações. São mais de 20 mil pessoas envolvidas neste setor como lapidários, garimpeiros, comerciantes e empresas exportadoras.

O presidente da Gems Exporters Association (GEA) Edmilson Pereira discursa na abertura da FIPP 2014

O presidente da  GEA Edmilson Pereira  

 

Investimentos no setor de gemas

Na cerimônia, Getúlio Neiva confirmou a obtenção pela Prefeitura, da maioria acionária  da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), empresa que vai priorizar os trabalhos de apoio ao setor de gemas. Segundo o prefeito, a visita do secretário executivo do Conselho Nacional das ZPEs Gustavo Fontenelle e do assessor do Ministério de Desenvolvimento Econômico e Indústria e Comércio Carlos Flores é justamente para acertar os últimos detalhes da instalação da empresa na cidade “Tivemos um atraso de seis meses, mas a Prefeitura é hoje detentora do controle acionário da ZPE e o nosso primeiro investimento será na área de jóias e gemas. Nós teremos uma área de seis mil metros para a implantação de lapidação, jóias e bijuterias e artesanato mineral”.

A Prefeitura montou um stand na FIPP 2014 para receber os turistas

A prefeitura montou um stand na FIPP 2014 para receber os turistas

Na ocasião foi marcada para agosto de 2015, a 26ª edição da feira. Estiveram presentes no evento o vice-prefeito Dr. Ilter Volmer Martins, o vice-presidente da GEA Leonardo Souto, o Secretário Municipal de Governo Clélio “Pelé” Gosling, o representante da Polícia Rodoviária Federal Marcelo Gonçalves, o Comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar Tenente Coronel Adirson, Sargento Leite do Corpo de Bombeiros, o representante do Sebrae MG Cirilo Jardim,  o Presidente da ACCOMPEDRAS Eduardo Cardoso, o representante do Sidcomercio Iesser Lawar, o representante da OAB Reinaldo do Carmo Neves e o representante da Associação Comercial Miele Maya

A beleza e a qualidade de nossas gemas impressionaram os visitantes da FIPP 2014

A beleza e a qualidade de nossas gemas impressionaram os visitantes da FIPP 2014

O Prefeito Getúlio abre oficialmente a FIPP 2014 na presença das autoridades presentes.

O prefeito Getúlio abre oficialmente a FIPP 2014 na presença das autoridades presentes.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: ASCOM PMTO

Fotos: Sérgio Guimarães / Gabriel Martins

Publicidade