Cruzeiro e Vasco se enfrentam pela 100ª vez na história

Esportes

Cruzeiro e Vasco se enfrentam pela 100ª vez na história

16:22 | 21 de junho

 

Clubes tradicionais que já decidiram o título do Campeonato Brasileiro e classificações na Copa do Brasil e na Libertadores, Cruzeiro e Vasco se reencontram para o 100º duelo na história. Porém, a realidade da partida de marca expressiva é outra. Longe dos holofotes dos grandes confrontos, as equipes se enfrentam pela sexta rodada da Série B, nesta quinta-feira, às 20h, no Mineirão. A Raposa tenta deixar a zona de rebaixamento da competição, enquanto o cruz-maltino luta para chegar ao G4. 

No retrospecto dos 99 jogos entre Cruzeiro e Vasco, a vantagem é mineira: 36 vitórias contra 31 dos cariocas, além de 32 empates.  A equipe celeste também está à frente em número de gols: marcou 158 gols e sofreu 127. Romário é o principal goleador do confronto, com sete bolas nas redes. Marcelo Ramos é o maior artilheiro pelo lado azul, com cinco.

O primeiro encontro entre Cruzeiro e Vasco foi há 94 anos, no dia 30 de outubro de 1927. O jogo no estádio do Barro Preto, em Belo Horizonte, terminou empatado por 1 a 1. Nos anos seguintes, as equipes viriam a realizar novos amistosos, tanto na capital mineira quanto no Rio. Somente em 1967 é que aconteceu a primeira partida oficial: empate por 1 a 1, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro (antiga Taça de Prata).

Dos 99 episódios de Cruzeiro x Vasco, 61 foram pelo Campeonato Brasileiro, oito na Copa do Brasil, seis na Copa Libertadores, duas na Seletiva da Copa Libertadores e 22 em amistosos.

 

(Estado de Minas)

 

 

Publicidade