Correios farão mutirão no fim de semana para regularizar entrega de correspondências

Outras notícias

Correios farão mutirão no fim de semana para regularizar entrega de correspondências

23:59 | 20 de September

Para tentar amenizar os efeitos da greve dos funcionários, neste fim de semana, os Correios vão realizar mutirões por todo o Brasil. A intenção da estatal é colocar em dia a entrega das cartas e encomendas que estão acumuladas. De acordo com a assessoria de imprensa dos Correios, entre as medidas adotadas está o deslocamento de empregados entre as unidades e a realização de horas extras. Ainda conforme balanço divulgado nesta sexta-feira pela empresa, em Minas, 96,44% dos empregados trabalham normalmente. 

Ainda de acordo com os Correios, 93,42% dos empregados estão trabalhando hoje somando todos os estados em campanha salarial. Já entre os empregados da área operacional – carteiros, atendentes e operadores de triagem -, o a presença é um pouco menor, 92,21%. 

Os funcionários dos Correios no estado aderiram à greve nacional, por tempo indeterminado, após assembleia geral realizada na noite dessa terça-feira em Belo Horizonte. 

Os trabalhadores reivindicam reajuste salarial de 7,13% para repor perdas inflacionárias, além de mais um ganho real de 15%. A categoria também reivindica um adicional linear de R$ 200 nos salários e ainda outro aumento de 20% para recompor uma defasagem salarial que viria desde os anos 90, além da manutenção do plano de saúde e o fim da terceirização e contratação de 110 mil trabalhadores.

Na semana passada, a estatal aumentou a oferta de reajuste aos trabalhadores para 8%, resultado da reposição da inflação do período (6,27%) mais um aumento real de 1,7%. Uma semana antes, a empresa havia apresentado uma proposta de aumento de 5,27%.

Ontem, o TST determinou que os sindicatos devem manter em atividade o efetivo mínimo de 40% em cada uma das unidades da ECT, sob pena de multa diária de R$ 50 mil por descumprimento da ordem judicial. A liminar se refere a 115 das 20.052 unidades (0,57%). Nas demais, a atividade é normal, conforme os Correios. 

Com informações de Fernanda Borges (UAI)