Clubes se reúnem no Mineirão para debater formato do Estadual Mineiro 2020

Esportes

Clubes se reúnem no Mineirão para debater formato do Estadual Mineiro 2020

01:01 | 23 de outubro

 

A Federação Mineira de Futebol (FMF) realizou, nesta terça-feira no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, a reunião prévia para a definição do Campeonato Mineiro 2020. O evento contou com representantes dos 12 clubes que irão disputar a competição. O Conselho Técnico será em 29 de outubro, terça-feira, às 14 horas na FMF.

As licenças da CBF exigidas aos treinadores, o limite de troca de técnico, o limite de inscrição de jogadores (25, 30 ou 35 atletas) e a quantidade de datas que serão utilizadas, dentre as liberadas pela CBF, foram alguns temas debatidos pelos dirigentes.

De acordo com o regulamento base do Campeonato Mineiro, o modo de disputa da competição deverá ser mantido por pelo menos dois anos. Como o formato utilizado em 2019 entrou em vigor no ano de 2018 (oito clubes se classificam e disputam quartas de final em jogo único), para 2020 novas regras poderão ser estabelecidas.

Surgiram quatro possibilidades: manter o formato atual; adicionar jogo de volta nas quartas; retomar o formato antigo sem quartas de final; ou espelhar-se no Campeonato Carioca, com dois grupos de seis times, com partidas de turno e returno, depois semifinal e final em jogos únicos. Mas isso só será discutido e votado na reunião da próxima semana.

Durante a votação, o voto dos clubes têm pesos diferentes, de acordo com a classificação das equipes na última edição do estadual. O atual campeão Cruzeiro, por exemplo, tem peso 12. O vice Atlético, peso 11. O América, peso 10. O Boa Esporte, quarto colocado, peso 9. O Tombense peso 8. A Caldense, sexta colocada, peso 7, e assim por diante. Os três times considerados grandes somados, possuem 33 pontos. Os demais somam 45 pontos.

Com base no calendário do futebol brasileiro de 2020, os Estaduais, incluindo o Campeonato Mineiro, terão 16 datas disponíveis. Portanto a competição poderá começar dia 22 de janeiro e se estender até 26 de abril. Sendo assim, a tabela básica do campeonato deve ser divulgada até o dia 22 de novembro, conforme prevê o Estatuto do Torcedor, que exige a divulgação dos confrontos pelo menos 60 dias antes do início da competição.

As seguintes equipes irão participar: Atlético, América, Boa Esporte, Caldense, Coimbra, Cruzeiro, Patrocinense, Tombense, Tupynambas, URT, Uberlândia e Villa Nova.

 

(Fonte:Esporte Interior/Foto: Cristiane Mattos/FMF)

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade