Após reunião, Secretaria de Saúde de T.Otoni decide vacinar com a primeira dose população de 60 anos ou mais

09:43 | 06 de maio
O Assessor de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni Lucas Ribeiro e a coordenadora de Vigilância em Saúde Marta Menezes , concederam uma entrevista na tarde desta quarta-feira (05) ao locutor Jerry Santos da 91.1 FM, informando que , após uma reunião entre comissão de vacinação com o secretário de Saúde , Edilanio Aparecido de Oliveira, ficou decidido que será vacinada esta semana apenas a população de 60 anos ou mais com a primeira dose.
A imunização acontece nesta sexta-feira(7) de 9h à 12h, em todas as Unidades Básicas de Saúde.
Marta explicou que o plano de imunização da segunda dose teve que ser alterado em virtude do número de vacinas recebidas.
Foi entregue ao município nesta quarta-feira (5) um total de 8.965 doses, sendo 240 da Coronavac e 8.725 da AstraZeneca. “Não dá para cobrir o esquema vacinal porque temos a faixa etária que ficou de receber a segunda dose da Coronavac,” informou.
De acordo com a coordenadora, 754 idosos esperam a segunda dose da Coronavac (420 pessoas de 73 anos e 334 de 72 anos ).
Ela disse que essa população , bem como gestantes, puérperas e com comorbidades, voltará a ser imunizada assim que novas vacinas chegarem à cidade, o que poderá ocorrer ainda esta semana.
Marta Menezes explicou ainda sobre as dúvidas em relação ao prazo de vencimento entre a primeira e a segunda dose da vacina.
“A gente não tem ainda um estudo feito com relação a eficácia desse tempo entre uma dose e outra. O preconizado pelo Instituto Butantan é que se faça em 30 dias. Teoricamente se a gente não faz no prazo que foi estabelecido é possível que tenha alguma perda sim. Mas como não existem estudos para afirmar isso , se a vacina se comportar como as outras que temos no calendário vacinal, não terá grande problemas”, ressaltou.
(Foto:Assessoria de Comunição PMTO)